Confira o 1º artigo da série de 7 de posts que tratarão dos poderes das ervas. Algumas ervas têm o poder de interferir em aspectos físicos e espirituais de pessoas e ambientes, equilibrando sua energia ou saúde.
Em todo o mundo, desde os tempos mais remotos, as plantas, raízes, sementes, as ervas mais variadas, fazem parte da vida do homem, sendo utilizadas para fins decorativos, aromáticos e até mesmo medicinais. São utilizadas tanto em forma de defumações para os Deuses como em banhos purificadores, protetores e chás, emplastros, etc., para cura física. Em um determinado ambiente, as ervas podem ter o poder de criar um “campo de força” de proteção, bloqueando as energias negativas e emitindo vibrações otimistas. Atraem sorte e felicidade. Criam uma energia de bem-estar nos ambientes.
GUINÉ
Planta nativa do Brasil, a Guiné é também conhecida como Eva de pipi, Tipi, Tipi Verdadeiro e Amansa Senhor. Seu nome científico é Petivea alliacea. Suas folhas são lisas e sem recortes nas laterais.
Propriedades da guiné para cura da saúde física:
- anti-inflamatórias;
- depurativo de sangue;
- analgésica e diurética;
- dores em geral, especialmente dores de cabeça e dores no corpo;
- auxiliar no tratamento contra reumatismo;
- auxiliar no tratamento de falta de memória;
- infecções urinárias;
- enxaquecas;
- dores musculares;
- dor de dente;
- contra picada de insetos e sarna;
- dores de garganta.
Como preparar o chá de guiné?
Encontrada seca facilmente casas especializadas de ervas ou fresca em locais onde a planta brota naturalmente no chão. Basta levar 7 folhas ao fogo em um recipiente com um litro de água. Deixe ferver por poucos minutos e então desligue. Coe e consuma em temperatura agradável duas vezes por dia.
OBS:
A guiné é uma planta tóxica que não deve ser ingerida regularmente por mais de duas semanas. Entre seus possíveis efeitos colaterais estão alterações no sistema nervoso, insônia, apatia e alucinações. Para mulheres grávidas a guiné é extremamente proibida.
Propriedades da guiné para cura da saúde espiritual:
A Guiné é uma das ervas mais populares dentro dos cultos religiosos, principalmente nos cultos afro-brasileiros. Pode atuar como expansora, auxiliando no despertar da mediunidade.
Tem ação de limpeza e purificação energética, por isso é tão temida pelas hostes do baixo astral. Corta profundamente negatividades no ambiente e também de espíritos com emocional desequilibrado. É indicada para limpezas pesadas, para cortar demandas e negativismos.
Ritualisticamente, é empregada em banhos e defumações para benzimentos, limpezas energéticas e descarregos.
CONFIRA TAMBÉM
Banho de descarrego e banho de ervas – o que são e como preparar esses banhos? – O que são e como fazer os banhos de descarrego e de ervas, de valor místico incalculável, para aqueles que buscam a purificação e limpeza espiritual?
Primavera de ervas sagradas – o poder do manjericão – A primavera, de flores e ervas sagradas, chegou e está radiante! Vamos aproveitar as flores e ervas frescas, presentes da mãe natureza para repor e melhorar nossas energias. Aprenda a fazer um poderoso banho de manjericão.