O que são e como fazer os banhos de descarrego e de ervas, de valor místico incalculável, para aqueles que buscam a purificação e limpeza espiritual?
Utilizados desde a antiguidade por quase todas as religiões, podemos verificar sua eficácia ainda mais acentuada para aqueles que preparam estes banhos rituais com fé, dentro de determinados fundamentos mágicos.
As receitas incluem misturas para combinações precisas de ervas, horários mágicos para a aplicação do banho, cumprimento do ritual de acordo com determinada fase da lua, etc.
O que são os banhos de descarrego e banhos de ervas de umbanda?
Aliviando do peso de energias negativas acumuladas, preparando o corpo e o espírito para determinado ritual, ou purificando e consagrando objetos sagrados de culto assim como os próprios fiéis, os “banhos mágicos” podem ser divididos em três grandes grupos de acordo com a umbanda:
- Banho de Abô – serve para limpeza e consagração de objetos sagrados de culto, utilizado também nos rituais de iniciação dos sacerdotes dos cultos afro-brasileiros (umbanda e candomblé). Pode ser ministrado somente por pais e mães de santo, e aqueles que recebem este banho devem estar com todas as obrigações com a religião em dia.
- Amaci – empregado em banhos e lavagem de cabeça. Servem para fortalecer a cabeça, no sentido espiritual, cósmico; preparando-a para receber os fluídos e a inspiração proveniente de seu orixá ou anjo da guarda, que aproxima-se de nós após este banho ritual. O Amaci também deve ser ministrado por sacerdotes capacitados dentro das casas de santo.
- Banho de Descarrego ou Banho de Descarga – pode ser feito por qualquer pessoa que desejar tornar este ritual mágico uma parte de sua rotina de proteção e limpeza espiritual, fazendo destes banhos um dos rituais mais populares de limpeza espiritual. Tem a finalidade de atrair boas energias espirituais e purificar os fluídos negativos que captamos no dia a dia; em nosso convívio com as pessoas, e nos rituais de magia.
O que é necessário para fazer um banho de descarrego?
As ervas que são empregadas em banhos rituais e nos banhos de descarrego em geral, podem ser encontradas em diversos locais incluindo em sua própria horta, que pode conter grande parte das ervas frescas necessárias a diversos rituais; assim como é possível encontra-las em feiras, mercados esotéricos, lojas de artigos religiosos, etc.
Os materiais utilizados para fazer um banho ritual geralmente são duas vasilhas fundas (capacidade de aproximadamente 2 litros de água); uma para maceração ou fervura da erva e outra para o banho coado, que devem ser preferencialmente em barro, porcelana ou vidro; além de um coador de malha fina.
Como preparar um banho de descarrego ?
As ervas do banho podem ser maceradas ou fervidas. Quando fervidas; as ervas são colocadas dentro da água fervente e; em seguida, são abafadas até que esfriem, sem o uso de geladeira. Quando as ervas são maceradas com as mãos; em água fria, devemos adicionar a água para diluição aos poucos, coar e então tomar o banho.
Dê preferência a compra de ervas mais frescas que encontrar, pois a erva morta não contém a energia necessária para a limpeza espiritual promovida no banho ritual.
Como tomar o banho de descarrego?
Antes de tomar o banho de defesa ou banho de descarrego deve tomar um banho higiênico com água e sabão e preferencialmente lavar a cabeça com shampoo, mesmo que o banho de descarrego não passe pela cabeça.
Devemos acender uma vela branca comum ao lado de um copo de água para nosso orixá ou anjo da guarda, antes de tomar o banho de descarrego, para nos proteger e potencializar o valor místico do ritual que estamos praticando.
Em seguida ao banho higiênico, sem secar o corpo;
Derrama-se do pescoço para baixo o banho de descarrego, aos poucos (salvo quando indicado jogar da cabeça para baixo);
Despejar o banho sobre o corpo para que passe lentamente pela maior área possível, sempre mentalizando seus pedidos e a limpeza espiritual. O banho ritual nunca deve estar muito quente e muito menos gelado.
Onde despachar as ervas usadas no banho de descarrego?
Existem muitas receitas simples e outras mais elaboradas para a preparação de um banho ritual.
Os banhos de descarrego são feitos, em sua grande maioria; com o processo de maceração da erva a frio.
Estes banhos de descarga podem também ser preparados fervendo certas ervas; mas devem também ser coados para o uso ritual, sendo que as ervas restantes, utilizadas no preparo do banho; devem retornar ao “local de origem”, devendo sempre ser despachadas em mata, ou próximo a alguma planta em um jardim; mas nunca devem ser jogadas no lixo comum.
Se o banho ritual for destinado a afastar más influências ou promover a cura de uma doença; as ervas devem ser despachadas bem longe do local onde você reside. Se o banho ritual for destinado a atrair a pessoa amada ou trazer mais prosperidade a sua residência; as ervas devem ser despachadas bem próximas ao local que reside; preferencialmente em uma bela praça ou jardim, próximo a sua casa.
Outros locais de despacho das ervas usadas nos banhos rituais podem ser sugeridos por entidades e pessoas ligadas aos cultos que recomendaram estes banhos de descarrego.
Desejo sorte em seu ritual de limpeza espiritual através dos banhos de descarrego e espero ter contribuído com as informações!