Cores de Fé: Veja como cada cor de vela é usada para propósitos específicos nos trabalhos espirituais da Umbanda.
Cores da fé: As Velas na Umbanda
Na religião da Umbanda, as velas desempenham um papel fundamental nos rituais e cerimônias, funcionando como oferendas e conexões com o espiritual. Cada cor de vela tem um significado específico e é usada para propósitos distintos. Aqui está um guia sobre as cores das velas e suas funções na Umbanda:
- Vela Branca: Simboliza paz, pureza e verdade. É frequentemente usada para evocar os ancestrais e espíritos de luz, buscando harmonia e equilíbrio espiritual. Serve para homenagear qualquer entidade ou orixá.
- Vela Vermelha: Associada à força, ao amor e à paixão. É usada para invocar entidades que lidam com questões de amor e relacionamentos, bem como para pedir proteção contra energias negativas. Muito usada para Pombagira e orixás como Iansã, Ogum e Xangô.
- Vela Azul: Ligada à tranquilidade, saúde e serenidade. Utilizada em pedidos de cura e também para acalmar as emoções. Invoca as energias da calma e pacificação. Em tons claros é muito usada para Iemanjá e na cor escura para Ogum.
- Vela Amarela: Correlacionada com a prosperidade, inteligência e criatividade. É acesa para atrair dinheiro, sucesso e sabedoria, ou para entidades que auxiliam nesses aspectos. Muito usada em rituais de prosperidade para Exus e Pombagiras e para a orixá Iansã ou Oxum.
- Vela Verde: Representa a cura, o crescimento e a fertilidade. Usada em trabalhos para saúde física e espiritual, também é invocada para abençoar novos projetos. Muito usada para os Caboclos, Boiadeiros e para os orixás Oxóssi e Ogum.
- Vela Roxa: Utilizada para intuições, espiritualidade e transmutação. Auxilia na elevação espiritual e na conexão com planos mais altos de consciência. Muito usada para entidades Pretos Velhos, Pombagiras e Exus e os orixás Nanã e Omulú.
- Vela Rosa: A vela rosa é empregada em rituais que buscam harmonia nos relacionamentos, amor próprio e atração amorosa. Favorece a empatia e o entendimento mútuo. Usada para entidades Pombagiras e orixás Oxum, Iemanjá, Obá, Ewá e Iansã.
- Vela Preta: Embora muitas vezes associada a negatividade, na Umbanda, a vela preta é usada para proteção contra o mal e a inveja e quebra de feitiços. É também uma poderosa vela para banimentos e para fechar ciclos. Muito usada por Pretos Velhos, Exus e Pombagiras e orixá Omulú.
- Vela Marrom: Esta cor está associada à estabilidade, ao trabalho e à responsabilidade. É frequentemente usada para resolver questões relacionadas ao emprego e à vida material. Muito utilizada para orixás Iansã e Xangô.
- Vela Laranja: Simboliza alegria, energia e sucesso. Pode ser utilizada para aumentar o entusiasmo, atrair sucesso pessoal e estimular a mente. Muito usada para orixá Obá.
- Vela Bicolor: Podem ter diversas combinações de cores como branca e preta, vermelha e branca, preta e amarela, etc.. Desempenham funções específicas e tanto podem ser usadas para entidades como Pretos Velhos e Caboclos, como para orixás Xangô, Obaluaiê, Ossaim, etc..
As cores em cada ritual
Cada cor de vela na Umbanda tem seu propósito e energia específicos, ajudando os praticantes a alcançar resultados desejados através de suas oferendas e preces. Ao acender uma vela, o praticante de Umbanda deve sempre ter clareza de intenção, respeito pelos orixás e entidades, e um coração aberto para receber as bênçãos solicitadas através das cores da fé. Axé!
Se precisa de ajuda com trabalhos espirituais faça uma consulta para orientação espiritual
Confira neste artigo, tudo sobre as cores das velas e os Orixás e entidades da umbanda: qual cor de vela usar para cultuar e reverenciá-los.
Velas usadas na Umbanda e em diversas vertentes espiritualistas como ferramentas de magia poderosas, que participam de inúmeros rituais. Não perca os detalhes neste artigo!
Os sinais das entidades e orixás sempre foi claro para mim, desde criança, sempre senti uma conexão profunda com o mundo espiritual.
A Cabala dos Orixás vai indicar a composição dos orixás e guias espirituais da Umbanda que comandam a coroa de uma pessoa, e o que está reservado ao seu destino.
A Consulta Espiritual na Umbanda estabelece uma conexão com guias e orixás para orientar seus caminhos a melhores oportunidades na vida.
Como os orixás nos escolhem é um processo espiritual e misterioso, e pode ser determinado por diversos fatores como veremos nesse artigo.
Siga Glaucia Carvalho nas redes sociais
- Instagram: https://www.instagram.com/glauciacarvalhoblog/
- Youtube: https://www.youtube.com/c/GlauciaCarvalhoGC
- Facebook: https://www.facebook.com/GlauciaCarvalhoBlog/
- Twitter: https://twitter.com/glauciacarvalho
- TikTok: http://www.tiktok.com/@glauciacarvalho.blog