Ogum é o orixá ligado a linha da lei na Umbanda, “Senhor da Guerra”, protetor das causas difíceis e não abandona os filhos nas batalhas. Saiba tudo aqui.

Quem é Ogum?

Ogum é um orixá masculino identificado pelos odús etaogundá-meji, odi-meji e obeogundá-meji do oráculo do Jogo de Búzios.

Identificado como orixá do ferro, senhor dos caminhos e estradas, da tecnologia, da agricultura, da tecnologia e da guerra. É protetor dos artesãos e dos ferreiros.

Foi Ogum quem ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço e inventou todas as ferramentas. Por esse motivo; é o Orixá que vem sempre à frente, lança em punho e espada na mão, abrindo os caminhos e cortando as demandas.

Ele tem um molho de sete instrumentos de ferro: alavanca, machado, pá, enxada, picareta, espada e faca, com as quais ajuda o homem a vencer a natureza.

É o primeiro Orixá a ser saudado após Exú, pois é ele o cortador de demandas que vem com a sua espada cortando os maus fluidos e energias negativas. Deixando os caminhos livres para que os outros Orixás possam trabalhar.

Sincretismo de Ogum na Umbanda

A Umbanda utiliza a imagem de santos da Igreja Católica por uma razão histórico-cultural.

Na medida em que os negros que chegavam ao Brasil como escravos, oriundos das diversas tribos africanas, traziam em seu interior a crença nos orixás, porém não podiam cultuá-los, pelo preconceito dos seus senhores, que consideravam tal prática uma heresia e feitiçaria.

Os orixás são espíritos de altíssima vibração; os santos foram pessoas que viveram na terra e um dia estiveram, como nós, sob a tutela dos orixás.

O africano não abandonou as suas crenças religiosas. Simplesmente, procurou adaptar-se a situação e a saída mais inteligente foi exatamente comparar as qualidades dos seus orixás com a dos santos católicos.

Por isso; o caráter guerreiro de São Jorge levou ao sincretismo com o orixá Ogum, sendo celebrados em 23 de abril.

Culto a Ogum

O culto a Ogum se dá as terças-feiras quando o “Senhor da Guerra” vem a nosso socorro defender das demandas e ajudar  a vencer as batalhas da vida cotidiana.

  • Dia da semana dedicado a Ogum: terça-feira
  • Comemoração anual a Ogum: 23 de abril
  • Cor de velas para Ogum: toda branca, azul escura, azul clara.
  • Banhos de ervas para terça-feira: banho de folha de mangueira, banho de eucalipto, banho de guiné, banho de espada de São Jorge, banho de rosa branca.
  • Saudação a Ogum: Ogunhê!
  • Defumação para terça-feira: alecrim, mistura sagrada de chama dinheiro, incenso de alfazema, incenso de guiné.

Características da personalidade dos filhos de Ogum

Os filhos de Ogum costumam ser pessoas extremamente sinceras e fiéis a seus princípios, às vezes em excesso, e por esta razão; não toleram traições custando a perdoar as faltas alheias.

filho de Ogum é aquele tipo de pessoa que abre seu caminho para o que deseja, é um desbravador que mergulha de corpo e alma naquilo que acredita.

Os filhos de Ogum gostam de novidades

Devido à sua grande curiosidade e interesse por novidades, a filha de Ogum pode querer desvendar as coisas e descobrir caminhos alternativos por conta própria.

Lado menos positivo dos filhos de Ogum

Dessa forma, o filho de Ogum pode tornar-se intransigente e obstinado, quando fecha seus ouvidos a qualquer advertência e escolhem um caminho incerto e isento de racionalidade.

Humor instável

Isso pode tornar o filho de Ogum uma pessoa de humor mutável, chegando a ficar muito violento e; repentinamente, passar ao mais tranquilo dos comportamentos.

Quando os filhos de Ogum conseguem equilibrar essa tendência a terem um gênio tão impulsivo, a vida corre mais facilmente para eles.

Missão de vida dos filhos de Ogum

Nenhum filho de Ogum nasce equilibrado, ao contrário; ele tem como missão espiritual desenvolver o equilíbrio emocional.

Seu temperamento, muitas vezes difícil e rebelde, pode torná-lo desde a infância; uma pessoa desajustada e difícil de lidar.

Pessoas independentes

Entretanto, como não depende de ninguém para vencer suas dificuldades, com o crescimento o filho de Ogum vai se libertando e acomodando-se às suas necessidades. 

Não são amantes da rotina

A rotina, apesar da perseverança de Ogum, não se encaixa muito bem no coração e entristece muitos de seus filhos, pois a mudança os atrai.

Os filhos e protegidos de Ogum recebem dele esse gosto pela liberdade e a coragem para enfrentar as maiores batalhas da vida.

Vocação profissional dos filhos de Ogum

São grandes negociantes e verdadeiros guardiões de seu próprio patrimônio, e geralmente; gostam de áreas onde a tecnologia traga sempre novidades para suprir sua curiosidade.

Gostam de desafios, portanto; é fácil ver grandes líderes serem filhos de Ogum, levando seu time a cumprir suas ordens com rigor.

Existem muitas áreas onde os filhos de Ogum podem obter muito sucesso como: atividades de comando, polícia, militarismo, gestão estratégica, defesa e segurança.

Podem interessar também pela indústria química, a pesquisa científica, as áreas médicas e biológicas, sendo grandes cirurgiões, etc..

Outras áreas de interesse também podem ser a engenharia, a indústria de alta tecnologia, a aviação civil, os transportes, etc..

São pessoas que gostam muito da área de esportes, das artes marciais, lutas em geral.

Fiéis ao que amam

Mudar de trabalho, de casa, de companhias, mas mantendo-se sempre leal.

Os filhos de Ogum são fiéis quando encontram o que acreditam ser o amor verdadeiro, mas sem apego; quando ainda não é a hora de se envolver de corpo e alma.

Os filhos de Ogum em família

O pai ou mãe de família que é filho(a) de Ogum não dá muitas chances de diálogo para seus filhos, e pode tornar-se uma pessoa bastante inflexível e radical.

São do tipo de pessoas impetuosas e arrogantes, mas que devido à sinceridade e franqueza de suas intenções, tornam-se difíceis de serem odiadas.

Os filhos deste orixá são muito protetores com seus filhos e dificilmente perdoam alguém que os maltrate.

Orações

1 – Oração a Ogum

Poderoso Guardião da linha da Lei na Umbanda! Saravá Guerreiro de Oxalá, Meu Pai Ogum venha me valer!

Com Vossa força retirai os inimigos de meus caminhos, defendendo com Vosso escudo das influências maléficas, e cortando as demandas com Vossa espada.

Meu Pai Ogum abra meus caminhos a novas oportunidades, para que eu possa evoluir em minha missão de vida e ajudar aqueles que estão ao meu redor.

Mantenha minha saúde, minha fé e meu ânimo de vida para que eu conquiste as vitórias que tanto almejo.

Saravá Meu Pai Guerreiro, Ogunhê!

2 – Oração a São Jorge

Chagas abertas, sagrado coração todo amor e bondade, o sangue do meu senhor Jesus Cristo no meu corpo se derrame, hoje e sempre.

Eu andarei vestido e armado, com as armas de São Jorge, para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me enxerguem, e nem em pensamento eles possam ter para me fazerem o mal, armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças quebrarão sem meu corpo  chegar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrarem.

Jesus Cristo me proteja e me defenda com o poder da sua santa e divina graça, a Virgem Maria de Nazaré me cubra com seu sagrado e divino manto, me protegendo em todas as minhas dores e aflições e Deus com a sua divina misericórdia e grande poder seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos, e o glorioso São Jorge em nome de Deus, em nome de Maria de Nazaré, em nome da Falange do Divino Espírito Santo.

Estenda-me o seu escudo e as suas armas poderosas defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza dos meus inimigos carnais e espirituais, e de todas as suas más influencias, e que debaixo das patas de seu fiel Ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a Vós sem se atreverem a ter um olhar sequer que me possa prejudicar.

Assim seja com o poder de Deus de Jesus Cristo e da Falange do Divino Espirito Santo, Amém.

Em louvor ao São Jorge.

Quer descobrir seus orixás e entidades?

Se você tem dúvidas sobre as entidades que regem seus caminhos, faça uma consulta espiritual para revelar com detalhes todos os regentes da sua espiritualidade.

Nessa consulta, a sacerdotisa de Umbanda vai revelar seus orixás regentes e entidades (Exú e Pombagira, Pretos Velhos, Caboclos e Ciganos).

Glaucia Carvalho, que tem mais de 30 anos de experiência como sacerdotisa de Umbanda; vai orientar em suas dúvidas do ponto de vista espiritual e responder suas perguntas enviadas.

Faça hoje mesmo sua consulta.

Siga-me nas redes sociais