Ossaim é o orixá ligado aos segredos espirituais das folhas, orixá que nos transmite o conhecimento e a aplicação das ervas para os processos de cura.
Orixá das folhas e segredos das ervas na Umbanda
Recebeu de Olorum o segredo das folhas e permaneceu “senhor do segredo das folhas” e das palavras que devem ser ditas para provocar sua ação.
Tamanho é seu poder dentro da Umbanda que nenhuma cerimônia pode ser realizada sem sua interferência e assistência – sem Ossaim não existe orixá ou Umbanda!
Sincretismo de Ossaim
A Umbanda utiliza-se da imagem de santos cultuados pela Igreja Católica por um fato histórico-cultural.
Na medida em que os negros que chegavam ao Brasil como escravos, oriundos das diversas tribos africanas, traziam em seu interior a crença nos Orixás, porém não podiam manifestá-la, pelo preconceito dos seus senhores, que consideravam tal culto heresia e feitiçaria.
Os Orixás são espíritos de altíssima vibração; os Santos foram pessoas que viveram na Terra e um dia estiveram, como nós, sob a tutela desses Orixás.
O africano não abandonou as suas crenças religiosas. Simplesmente, procurou acomodar-se a situação e o processo mais inteligente foi exatamente o de comparar as qualidades dos seus Orixás com a dos santos católicos.
Ossaim é sincretizado com São Benedito e homenageado dia 05 de outubro.
Características dos filhos do orixá Ossaim
Apesar de ditar todos os rituais da Umbanda e ter as receitas e segredos das folhas, o orixá-feiticeiro, dá a seus filhos uma fonte de curiosidade que os leva a contestar as mais antigas tradições e buscar a fundo a real razão de as coisas serem como são.
Os filhos de Ossaim são frutos da harmonia entre o humano e o selvagem, por isto são pessoas equilibradas e extremamente cautelosas, sabendo controlar suas emoções e sentimentos de forma a não afetar outras pessoas.
Pessoas meticulosas, que normalmente nunca se deixam levar pela pressa ou pela ansiedade, pois são caprichosos, por isso; as profissões dos filhos deste orixá são aquelas que não requeiram pressa.
Honestos e obstinados, os filhos de Ossaim sabem o que querem, pensam bem em sua estratégia, conhecem seu caminho e vão atrás.
Os filhos do orixá Osssaim são introvertidos, e não se fazem notar pela atividade social. São individualistas no sentido de não se preocuparem com o que acontece fora da sua esfera de atuação.
Culto a Ossaim
- Dia da Semana: Quinta-feira
- Comemoração anual: 05 de outubro
- Cores: verde, branco, e todas as variações de verde dependendo da nação.
- Fio-de-contas: verde, branco, verde rajado de branco ou branco rajado de verde.
- Animais: Bode e galo, entre outros.
- Saudação: Ewê ewê asá ou Asá ô ou Ewê ô ou Eruejé, entre outras !
- Ferramenta: sua ferramenta tem uma haste central com um pássaro na ponta, do meio dessa haste saem sete pontas, chamada de Opassanìyn.