Orixá Oxóssi é a divindade da caça e da prosperidade, senhor das matas, protetor dos animais. É o orixá patrono dos Caboclos na Umbanda.
Orixá Oxóssi Patrono dos Caboclos na Umbanda
Orixá da caça e da fartura, das florestas e das relações entre o reino animal e vegetal. É representado nas florestas caçando com seu arco e flecha. É o mais simplório e honesto de todos os Orixás.
Oxóssi é ainda o patrono da agricultura, sendo o protetor das colheitas fartas.
Em função da sua ligação direta com a natureza; podemos dizer que é também o protetor da ecologia, sendo da sua responsabilidade o bem-estar da fauna e da flora.
Pisa macio, mas é certeiro. Tem um gosto refinado. Gosta das coisas boas, veste-se bem e cuidadosamente.
Tudo que pertence à natureza, especificamente as matas e o reino animal têm a ação de Oxóssi.
Sincretismo do Orixá Oxóssi
A Umbanda utiliza-se da imagem de santos cultuados pela Igreja Católica por um fato histórico-cultural.
Na medida em que os negros que chegavam ao Brasil como escravos, oriundos das diversas tribos africanas, traziam em seu interior a crença nos Orixás, porém não podiam manifestá-la, pelo preconceito dos seus senhores, que consideravam tal culto heresia e feitiçaria.
Os Orixás são espíritos de altíssima vibração; os Santos foram pessoas que viveram na Terra e um dia estiveram, como nós, sob a tutela desses Orixás.
O africano não abandonou as suas crenças religiosas. Simplesmente, procurou acomodar-se a situação e o processo mais inteligente foi exatamente o de comparar as qualidades dos seus Orixás com a dos santos católicos.
Oxóssi é sincretizado com São Sebastião, sendo celebrado em 20 de janeiro.
Características dos filhos de Oxóssi
Os filhos de Oxóssi são honestos, desinteressados, altruístas e espontâneos. A principal característica dos filhos de Oxóssi é a honestidade: nunca esperam recompensa daquilo que fazem espontaneamente.
Os filhos de Oxóssi são discretos, curiosos e introvertidos. Tem muita iniciativa e estão sempre em busca de novas descobertas e de novas atividades. São rápidos e alertas.
Estão sempre em movimento, não param. Tem grande senso de observação, muita sensibilidade e criatividade, entretanto são distraídos, instáveis e não são perseverantes.
São pessoas bem generosas, hospitaleiras, românticas, carinhosas e apaixonadas. Tem um gosto apurado e dotes artísticos. São amigos da ordem e da vida.
São amáveis, dóceis, educados, serenos e calmos para conversar e dar conselhos.
Independentes, não apreciam muito os trabalhos em equipe. Mas têm grande senso de dever e de responsabilidade, principalmente em relação aos cuidados para com a família.
O ponto negativo dos filhos de Oxóssi é que acabam tornando-se muito solitários, fechados, introvertidos, críticos, respondões, brigam por qualquer motivo e podem tornar-se vingativos.
O chefe de família de Oxóssi é um tanto desligado do la; não que ele não se interesse pelos problemas familiares, mas prefere ser servido do que servir.
A mulher filha de Oxóssi tende a não ser muito boa dona de casa. Gosta das coisas bem-feitas, mas não de fazer; gosta das coisas em ordem, mas prefere mandar os outros fazerem.
Culto a Oxóssi
- Dia da semana: quinta-feira
- Comemoração anual a Oxóssi: 20 de janeiro
- Velas: verde, branca, bicolor verde e branca, azul clara, amarela.
- Ervas: guiné, samambaia, alecrim de caboclo, goiabeira, capim limão, etc.
- Flores: flores do campo, girassol, palmas brancas, rosas brancas, margaridas, etc.
Descubra os orixás que compõe sua espiritualidade
Saiba mais
Grãos da Prosperidade: Como atrair fartura com a oferenda de Oxóssi. Feijão, lentilha, milho e mais em um ritual sagrado de abundância.
Vida Profissional dos Filhos de Oxóssi – Lado positivo e negativo. Como os filhos do caçador das matas se comporta no ambiente de trabalho?