Oxum é a orixá da beleza e do amor, ligada aos processos de gestação, é a mãe por excelência. Oxum nutre a vida na terra com a água doce, seu domínio.
Oxum – Orixá da beleza, do amor, ligada a maternidade na Umbanda
Oxum é a mais meiga e delicada dos Orixás.
É a mulher com jeito de menina e a menina com malícia de mulher.
Oxum, a senhora das águas doces, e de parte das águas do mar, é a iabá da beleza, da fertilidade, da feminilidade e do charme.
Maternal, carinhosa e muito afeita às crianças, amante da beleza e do adorno.
Oxum é símbolo da sensibilidade e muitas vezes derrama lágrimas ao incorporar em alguém, característica que se transfere a seus filhos, identificados por chorões.
Sincretismo de com Nossa Senhora
A Umbanda utiliza-se da imagem de santos cultuados pela Igreja Católica por um fato histórico-cultural.
Na medida em que os negros que chegavam ao Brasil como escravos, oriundos das diversas tribos africanas, traziam em seu interior a crença nos Orixás, porém não podiam manifestá-la, pelo preconceito dos seus senhores, que consideravam tal culto heresia e feitiçaria.
Os Orixás são espíritos de altíssima vibração; os Santos foram pessoas que viveram na Terra e um dia estiveram, como nós, sob a tutela desses Orixás.
O africano não abandonou as suas crenças religiosas. Simplismente, procurou acomodar-se a situação e o processo mais inteligente foi exatamente o de comparar as qualidades dos seus Orixás com a dos santos católicos.
Oxum é sincretizada com diversas Nossas Senhoras. Na Bahia, ela é tida como Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora dos Prazeres.
No Sul do Brasil, é muitas vezes sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, enquanto no Centro-Oeste e Sudeste é associada ora à denominação de Nossa Senhora, ora com Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
É celebrada no dia 12 de outubro ou 8 de dezembro.
Características dos filhos da Rainha das Cachoeiras
Seus filhos e filhas são doces, sentimentais, agem mais com o coração do que com a razão e são muito chorões.
Também são extremamente vaidosos e conquistadores, adoram o luxo, a vida social, além de sempre estarem namorando.
Calmos, sensíveis e ingênuos, as vezes inofensivos, carinhosos. Adoram perfumes, jóias, se enfeitarem e é claro espelhos.
Dão muito valor a opinião pública, são inteligentes, dedicados e dengosos, principalmente as mulheres.
Oxum é do tipo daqueles que agem com estratégia, jamais esquecem suas finalidades, atrás de sua imagem doce se esconde uma forte determinação e um grande desejo de ascensão social.
A mulher de Oxum é delicada, feminina, romântica, esposa e amante adoradas. Astutos e equilibrados, as pessoas de Oxum são inteligentes, requintadas e refinadas.
Grandes feiticeiros, e fazem um bom uso do feitiço.
Meigos, amorosos e cuidadosos.
Culto a Oxum
- Dia principal de culto: Sábado
- Comemoração Anual: 08 de dezembro
- Cores: Amarelo, ouro, rosa, azul claro
- Símbolo: Leque com espelho (Abebé)
- Elemento: Água Doce (Rios, Cachoeiras, Nascentes, Lagoas)
- Domínios: Amor, Riqueza, Fecundidade, Gestação e Maternidade
- Saudação: Ora Yêyê Ô!
- Velas: branca, rosa e azul clara
- Oferendas: Omolocum, rosas e palmas amarelas, espelhos, bonecas, etc.
Descubra os orixás e entidades que comandam sua espiritualidade
Saiba mais
Oração a orixá das águas doces, a bela Oxum, homenageando seu poder de fertilidade, doçura, amor e prosperidade que trás a seus filhos.
Oração às Orixás das Águas, para abençoar o final de semana, homenageando Oxum, Iemanjá e Nanã em uma linda reza da Umbanda.
Sinais de Obaluaiê, o Orixá da Cura, pode estar regendo sua vida se você sente que essas palavras te tocam profundamente.