Erês ou Ibejis são as únicas entidades que trabalham em todos os níveis de magia e atuam intermediando a energia entre você e o seu orixá.
As “Crianças de Angola”, os “Ibejis” ou também chamados “Erês” são extremamente poderosas, pois sabemos que aquilo que um Erê faz ninguém desfaz, somente outro Erê.
Introdução aos Erês ou Ibejis: Quem são essas entidades alegres e travessas?
Em meio à vasta gama de entidades e energias que compõem o universo da Umbanda, os Erês emergem como figuras de destaque, trazendo consigo uma mistura única de sabedoria ancestral e a vivacidade típica das crianças.
Mas, quem são essas entidades alegres e travessas e qual é o seu papel no contexto da Umbanda? Vamos descobrir!
Os Erês são espíritos crianças que baixam nos terreiros de Umbanda nas festividades. Gostam de doces e travessuras estão ligados a São Cosme e Damião. São considerados grandes defensores daqueles que os cultuam, e jamais deixam desamparados aqueles que lhes servem oferendas.
A principal característica dos Erês ou Ibejís é a alegria e a ingenuidade. A alegria é irradiante.
São exímios feiticeiros e aquilo que os Erês fazem nenhuma outra entidade desfaz, somente eles mesmos e são homenageados em 27 de setembro em diversos pontos de atuação como cachoeiras, praias, matas, etc.
Erês: A Ponte Entre Orixás e Seres Humanos
Os Erês, muitas vezes, são descritos como as crianças espirituais dos Orixás.
Embora tenham a aparência e o comportamento de crianças, eles possuem uma profunda sabedoria e compreensão do mundo espiritual e material.
Eles atuam como intermediários, facilitando o transe e a comunicação entre os Orixás e os seres humanos.
Características dos Erês ou Ibejis
- Alegria Infinita: Uma das marcas registradas dos Erês é sua alegria contagiante. Eles adoram brincar, dançar e cantar, trazendo leveza e felicidade por onde passam.
- Travessura com Propósito: Embora possam parecer travessos, cada ação de um Erê tem um propósito. Suas travessuras muitas vezes são meios de ensinar lições valiosas ou de desfazer energias negativas.
- Sabedoria Ancestral: Apesar de sua aparência jovem, os Erês são sábios e podem oferecer insights e orientações valiosas para aqueles que buscam sua ajuda.
Sincretismo dos Erês ou Ibejis com Cosme e Damião
A Umbanda utiliza-se da imagem de santos cultuados pela Igreja Católica por um fato histórico-cultural. Na medida em que os negros que chegavam ao Brasil como escravos, oriundos das diversas tribos africanas, traziam em seu interior a crença nos Orixás, porém não podiam manifestá-la, pelo preconceito dos seus senhores, que consideravam tal culto heresia e feitiçaria.
Os Orixás são espíritos de altíssima vibração; os Santos foram pessoas que viveram na Terra e um dia estiveram, como nós, sob a tutela desses Orixás.
O africano não abandonou as suas crenças religiosas. Simplesmente, procurou adaptar-se a situação, e o processo mais inteligente foi exatamente o de comparar as qualidades dos seus Orixás com a dos santos católicos.
Frequentemente, os Erês são associados a Cosme e Damião, os gêmeos protetores das crianças. Em muitos terreiros, as celebrações e festas para os Erês são sincronizadas com as homenagens a Cosme e Damião, ressaltando a conexão entre essas entidades infantis.
O dia 27 de setembro , dia de comemoração dos santos católicos “Cosme e Damião” é o dia dos Meninos d’angola, Ibeijada, Dois-Dois, Crianças, ou Erês.
Lenda sobre Cosme e Damião
Existiam num reino dois pequenos príncipes gêmeos que traziam sorte a todos. Os problemas mais difíceis eram resolvidos por eles; em troca, pediam doces balas e brinquedos.
Esses meninos faziam muitas traquinagens e, um dia, brincando próximos a uma cachoeira, um deles caiu no rio e morreu afogado. Todos do reino ficaram muito tristes pela morte do príncipe. O gêmeo que sobreviveu não tinha mais vontade de comer e vivia chorando de saudades do seu irmão, pedia sempre a Orumilá que o levasse para perto do irmão.
Sensibilizado pelo pedido, Orumilá resolveu levá-lo para se encontrar com o irmão no céu, deixando na terra duas imagens de barro. Desde então, todos que precisam de ajuda deixam oferendas aos pés dessas imagens para ter seus pedidos atendidos.
Como Trabalhar com Erês
- Oferecimentos: Os Erês adoram doces, brinquedos e pequenos presentes. Oferecer esses itens em um ritual ou altar pode ajudar a fortalecer sua conexão com essas entidades.
- Música e Dança: Participar de pontos cantados e danças dedicadas aos Erês é uma forma poderosa de invocar sua energia e bênçãos.
- Respeito e Abertura: Apesar de sua natureza brincalhona, é essencial abordar os Erês com respeito e sinceridade, reconhecendo a profundidade de sua sabedoria.
Culto aos Erês
- Saudação dos Erês: Oni Beijada! Beijiró!
- Dia da Semana: Sábado e Domingo
- Cores: todas as cores, exceto preto;
- Fio de conta, Guias: Confeccionadas com todas as cores, exceto preto.
- Erva: Manjericão, camomila, erva-doce, etc
- Domínio: Infância, parto e amor.
- Comidas: caruru, doces em geral, pipoca, vatapá, acaçá, refrigerante, frutas e sucos de frutas, balas, pirulitos, etc.
Confira também
O poder de duplicar a magia, característica única dos orixás gêmeos, é uma das provas da força que essas divindades têm nos cultos afro-brasileiros. Acesse o artigo completo e, assim, saiba mais.
Oração aos médicos espirituais São Cosme e São Damião, homenageados em 26 de setembro para que se peça pela cura de enfermidades da alma e do corpo.
Caruru de Erês e São Cosme e Damião. Confira o artigo e, assim, saiba como fazer uma poderosa oferenda que pode ser ofertada a eles sempre que precisamos da força das crianças e de São Cosme e Damião para nos ajudar em nossos pedidos de todo tipo.
Confira uma poderosa oração a São Cosme e Damião para que possa fazer seus pedidos aos Santos gêmeos,.
Veja o artigo completo e, assim, aprenda a fazer uma simpatia de amor aos Erês para que possa acalmar e salvar um relacionamento.
Confira o artigo e, assim, saiba como fazer uma poderosa simpatia de Erês para ter dinheiro no bolso. E, além disso, tenha caminhos financeiros abertos o ano todo.