Oxalá é o orixá maior da Umbanda, comandante da linha da inteligência, é pai de todos os orixás, responsável pela harmonia no universo.
Comandante da linha da inteligência e Pai dos Orixás da Umbanda
Apresenta-se de duas maneiras: moço (chamado Oxaguiã, identificado no jogo de búzios pelo odu ejionile) e velho (chamado Oxalufã e identificado pelo odu ofun).
Os símbolos de Oxaguiã são uma idá (espada), “mão de pilão” e um escudo; o símbolo de Oxalufã é uma espécie de cajado em metal, chamado opaxorô.
A cor de Oxaguiã é o branco levemente mesclado com azul-turquesa; a de Oxalufã é somente branco. O dia consagrado para ambos é a sexta-feira.
Sua saudação é ÈPA BÀBÁ! Oxalá é considerado e cultuado como o maior e mais respeitado de todos os Orixás do panteão africano.
Simboliza a paz, é o pai maior nas nações das religiões de tradição africana.
É calmo, sereno, pacificador; é o criador e, portanto, é respeitado por todos os Orixás e todas as nações.
A Oxalá pertencem os olhos que vêem tudo.
Sincretismo de Oxalá
A Umbanda utiliza-se da imagem de santos cultuados pela Igreja Católica por um fato histórico-cultural.
Na medida em que os negros que chegavam ao Brasil como escravos, oriundos das diversas tribos africanas, traziam em seu interior a crença nos Orixás, porém não podiam manifestá-la, pelo preconceito dos seus senhores, que consideravam tal culto heresia e feitiçaria.
Os Orixás são espíritos de altíssima vibração; os Santos foram pessoas que viveram na Terra e um dia estiveram, como nós, sob a tutela desses Orixás.
O africano não abandonou as suas crenças religiosas. Simplesmente, procurou acomodar-se a situação e o processo mais inteligente foi exatamente o de comparar as qualidades dos seus Orixás com a dos santos católicos.
No sincretismo religioso encontramos as seguintes formas:
- OXALÁ: sincretizado com Jesus Cristo.
- OXALUFÃ: o Oxalá Velho, sincretizado com Jesus no Monte das Oliveiras.
- OXAGUIÃ: o Oxalá Menino, que é sincretizado com o Menino Jesus de Praga.
Características dos filhos de Oxalá
Os filhos de Oxalá marcam naturalmente sua presença. Destacam-se com facilidade em qualquer ambiente, são cuidadosos, generoso e, dada sua exigência no sentido de conseguir sempre a perfeição, são também detalhistas ao extremo.
Curiosos, procuram saber detalhes, às vezes chegando mesmo a tornar-se aborrecidos por isso.
São, quase sempre, pessoas muito tranqüilas que conseguem manter a calma até nos momentos mais difíceis; conseguem o respeito mesmo que não se esforcem efetivamente para obtê-lo.
São amáveis e pensativos, mas nunca de maneira servil.
Dedicados e caprichosos tudo fazem para manter tudo sempre bonito, limpo e organizado. Respeitam a todos, mas exigem ser respeitados.
Sabem argumentar com segurança e firmeza e gostam de estar sempre bem informados sobre todos os assuntos.
No trabalho, como na vida, gostam de centralizar tudo em torno de si mesmos.
São reservados, mas raramente orgulhosos.
Os filhos desse orixá costumam se relacionar bem com todos, mas precisam de um certo tempo de convivência para levantar o véu da desconfiança que sempre carregam consigo.
Pais excelentes, mães amorosas, dedicam-se com um carinho excepcional às crianças, com quem se relacionam muito naturalmente e de quem não gostam de se afastar.
Seu defeito mais comum é a teimosia, principalmente quando tem certeza de suas convicções. Toma-se também por defeito sua inconstância.
Zangam-se e se magoam com grande facilidade.
Quase sempre se tornam lideres em suas comunidades pelo poder de comando que demonstram.
A vaidade masculina encontra seu mais alto ponto nos filhos de Oxalá, sempre preocupados em ostentar boa aparência e em serem agradáveis.
As filhas de Oxalá são boas mães e esposas, embora, às vezes, mostrem-se dominadoras e ciumentas. Também, gostam de apresentar-se bem, embora discretamente.
Culto a Oxalá:
Os filhos de Oxalá e de todos os outros orixás devem guardar a sexta-feira como um dia consagrado ao orixá maior e por esta razão todos devem vestir branco e não comer carne, especialmente carnes vermelhas.
Neste dia a maioria das pessoas ligadas a umbanda/candomblé acendem velas brancas pedindo proteção a Oxalá. É excelente dia para tomar um banho energizante de alecrim, da cabeça aos pés.
- Dia da semana: sexta-feira
- Cores: branco leitoso para Oxalufã e para Oxaguiã o azul turquesa é aceito juntamente com o branco.
- Oferendas principais: Milho branco, inhame pilado, pombo, vela branca.
- Ervas Sagradas: Tapete de Oxalá (boldo), alecrim, manjericão.